Minha Cidade

PATOS – ANIVERSÁRIO DE 112 ANOS

CRUZ-DA-MENINA-DOIS

Patos é um município da Paraíba, distante 307 km de João Pessoa, sua sede localiza-se no centro do estado com vetores viários interligando-o com toda a Paraíba e viabilizando o acesso aos Estados do Rio Grande do Norte,Pernambuco e Ceará. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2014sua população foi estimada em 105.531 habitantes. Patos é a 3ª cidade polo do estado da Paraíba.

cidade surgiu no século XVIII, com a formação de um povoado em torno da capela de Nossa Senhora da Guia, doada em 1752 pelo fazendeiro Paulo Mendes de Figueiredo. Segundo a tradição, o nome originou-se da Lagoa dos Patos, hoje aterrada, às margens do Rio Espinharas.

Sua emancipação política deu-se a 13 de dezembro de 1832. Foi elevado de vila a categoria de cidade, através da lei n.º 200, de 24 de outubro de 1903, sendo, portanto seu aniversário comemorado nessa data.

No mês de Junho comemora-se o São João de Patos, que já é considerado o 4º maior são joão do Brasil, são cerca de 10 dias de festa que movimentam cerca de 700 mil pessoas por ano no Terreiro do Forró que tem capacidade para cerca de 80.000 pessoas por noite.[carece de fontes] Na festa há espaço para atrações regionais e de porte nacional. Já no horário vespertino as pessoas tém 2 opções o Terreirinho do Forró que ajuda a espalhar a cultura nordestina com várias casas de barro e apresentações artísticas e Coreto 2, que fica localizado ao lado do Terreiro do Forró e conta com várias apresentações artísticas. Exemplos de algumas atrações que já participaram do São João de Patos:Luan Santana,Fagner,Jorge e Matheus(duas vezes),Banda Calypso,Bruno e Marrone,Chiclete com Banana,Zezé di Camargo e Luciano,Léo Magalhães(várias vezes),Aviôes do Forró(várias vezes),Elba Ramalho entre outros.

No período de 14 a 24 de setembro comemora-se a Festa da Guia ou Festa de Setembro que reune vários cristãos ou devotos de Nossa Senhora da Guia no centro da cidade, onde existe vários parques e no pavilhão central é realizado um bingo todas as noites e onde há varias barracas de comidas típicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =